SÃO DOMINGOS DO SUL (SANTA GEMA), PARAÍ - RS

DEZEMBRO  2013


ROTEIRO 1: PORTO ALEGRE À SÃO DOMINGOS DO SUL (SANTA GEMA) 

TRANSPORTE:  Rodoviário, de automóvel. O trajeto foi desde Porto Alegre pela Av. da  Legalidade   e Democracia (antiga Castelo Branco), continuando pela BR 290 (free-way), cruzando a Ponte sobre  o   Rio Gravataí (limite entre os Municípios de Porto Alegre e Canoas) e já estamos na BR 448, passando por  trás da Cidade de Canoas  até o trevo com a BR 386, passando pelas cidades de Nova santa Rita, Tabaí, Fazenda Vilanova, Estrela e Lajeado. nesta última toma-se a RS 130, passando por Arroio do Meio e Encantado.Em Encantado a estrada chama-se RS 129, onde passamos por Muçum, Vespasiano Correa, Dois lajeados, Guaporé e Serafina Correa até o entroncamento com a RS 324, na Cidade de Casca, onde entramos na mesma e toma-se a RS 129 (Estrada para São Domingos do Sul), entra-se na Av. Luis Benvegnú em São Domingos do Sul, seguindo por esta até o Distrito de Santa Gema. Outra rota para São Domingos do Sul é via Bento Gonçalves (Vale dos Vinhedos, Rio das Antas-lugares de paisagens exuberantes).

TURISMO: Igreja Matriz São Domingos, Prefeitura Municipal, Moinho Gatto, Capela São Gotardo, 
Pórtico da Cidade, Capela Santa Gema (Distrito de Santa Gema).   

ORIGEM DO NOME DA CIDADE: No século XIX, apareceram as primeiras famílias oriundas de vários locais do Estado, de origem alemã, polonesa e por último famílias italianas, surgindo assim o povoado chamado de Barracão, nome originado de um antigo casarão existente na localidade, tido como casa de pasto e pouso dos carreteiros. Como estas famílias eram muito católicas, construíram a primeira capela em 1907 , tendo como padroeiro São Domingos, nome que deu origem ao município.

LOCALIZAÇÃO: Município brasileiro localizado no Estado do Rio Grande do Sul, distante 250 km de Porto Alegre.Localiza-se na Região do Nordeste Riograndense, na micro-região de Passo Fundo. Está dividida em dois distritos: Sede e Santa Gema (distante 10 km da Sede), localidade visitada nesta página.

POPULAÇÃO: 3.064 habitantes (IBGE 2015). Gentílico: são-dominguense.

FOTOS DO DISTRITO DE SANTA GEMA: 

Hortênsias no jardim  


Avenida Monsenhor João Benvegnú


Capela Santa Gema:






Vistas da área urbana e rural do Distrito de Santa Gema:








ROTEIRO 2: SÃO DOMINGOS DO SUL (SANTA GEMA )  À  PARAÍ


TRANSPORTE: Rodoviário em automóvel. Seguir a estrada de Santa Gema à Paraí, cruzando o Rio Carreiro. Está situada a 10 km de Santa Gema. Já de Porto Alegre, toma-se a BR 116, rumo a Serra Gaúcha , via vale dos Vinhedos (Carlos Barbosa, Garibaldi, Bento Gonçalves), continuando pela belíssima paisagem do Rio das Antas, passando por Veranópolis, Vila Flores, Nova Prata, Nova Bassano, Nova Araçá e finalmente Paraí.

TURISMO: Igreja Matriz São Brás, Rio Carreiro, Monumento Pórtico e Gruta na entrada da cidade.

ORIGEM DO NOME DA CIDADE: Existem duas versões para a origem do nome da cidade: a primeira explica como derivação indígena, referente a um tipo de árvore da região. A segunda versão diz que o nome Parahy deve-se a ocasião do traçado do centro da localidade em 1912, por  Sizinio Kursel agrimensor contratado por Henrique Lenzi  (maior proprietário de terras da época). Na ocasião houve uma queda de neve e enquanto um grupo de trabalhadores estavam reunidos tomando chimarrão e uns tragos, o fazendeiro propôs batizar o lugar de Para-ahí e concordaram com tal ideia pois correspondia com a situação do momento  (parados e imobilizados pela abundante neve). Pela contração  Para-ahí, ficou Parahi, que, por se parecer com nomes indígenas, se escrevia parahy, originando em 1943 o nome definitivo.
Fonte: www.cidades.ibge.gov.br

LOCALIZAÇÃO: Município brasileiro localizado no Estado do Rio Grande do Sul, na Encosta Superior do Nordeste Riograndense, micro-região de Passo Fundo. Distante 217 km de Porto Alegre.

POPULAÇÃO: 7.309 habitantes (IBGE 2015). Gentílico: paraiense.



Vistas da Cidade:







Igreja Matriz São Brás:









Gruta ao lado da Igreja Matriz
Gruta ao lado da Igreja Matriz
Gruta ao lado da Igreja Matriz




Praça central:





2 comentários:

  1. nossaaaa que saudades
    passei minha infância toda aí em SANTA GEMA...
    vim morar em SÃO PAULO com 12 anos de idade.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Priscila. Parabéns pelo teu blog também e o incentivo a adoção de animais.

    ResponderExcluir