São Martinho (Várzea do Cedro) - SC

MARÇO  2010


ROTEIRO: GRAVATAL  À  SÃO MARTINHO (VÁRZEA DO CEDRO)


Trajeto: Micro-ônibus de agência de viagem. Saindo das Termas do Gravatal, segue-se pela SC 438, até a sede do município de Gravatal, e a esquerda toma-se a SC 431, passando pela Cidade de Armazém e depois chega-se a Cidade de São Martinho.

Gastronomia: Visitamos e compramos delicias da colônia (biscoitos, geléias,etc) na Fluss Hauss no Distrito de Várzea do Cedro. A Fluss Hauss conta ainda com café colonial.

Turismo: São Martinho, é procurado pelos turistas por suas trilhas e cachoeiras, além de possuir um conjunto arquitetônico da colonização alemã (casas em estilo enxaimel), principalmente no interior do município.
Sabe aquelas fotos ou filmes em que você vê uma estradinha e um córrego ao largo da mesma com peixes e tartarugas, além da água limpa escorrendo, pois  é isso que você vai encontrar no trajeto de São Martinho até o Distrito de Várzea do Cedro.

Localização: Município brasileiro localizado no Estado de Santa Catarina, mais precisamente ao Sul, distante 115 km de Florianópolis, Capital do Estado e a 372 km de Porto Alegre.

Vargem do Cedro é um Distrito do Município de São Martinho, distante a 17 quilômetros da sede municipal, por uma estrada de terra e que margeia um córrego com pedras e tartarugas (aqueles arroios cristalinos que dá vontade de molhar os pés). Algo que nos remete a lembrança dos vales europeus. Chegando a Vila, encontramos a Igreja, um típico armazém antigo e a Fluss Hauss, que significa "casa do rio" (café colonial, venda de biscoitos artesanais, um rio que corta a propriedade e um moinho, etc...). É uma vila típica alemã e conhecida por sua religiosidade de onde saíram vários sacerdotes. 


Casa e Café Colonial Fluss Hauss 


Na época da visita ...

...decorações de páscoa. 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário