GUAÍBA - RS

FEVEREIRO 2012

O passeio em um dia de fevereiro  foi à Guaíba de catamarã, o novo transporte hidroviário de Porto Alegre, inaugurado em outubro de 2011 (cerca de dez anos de atraso e de promessas de que teríamos mais esta opção rápida para uma cidade que está do outro lado do nosso Rio Guaíba e que leva mais de uma hora de ônibus para chegar lá, quando a ponte não está içada).
De catamarã a saída é da doca fluvial em frente a estação Trensurb Mercado de Porto Alegre. As estações hidroviárias , tanto de Porto Alegre como a de Guaíba são muito organizadas e confortáveis.




Chegando na estação hidroviária de Guaíba, logo em seguida está o calçadão do Rio de mesmo nome. Daquele lado do Rio que vista bonita temos de nossa capital (Porto Alegre). O calçadão do Rio Guaíba fica na Avenida João Pessoa, onde há bares e restaurantes. A direita desta avenida está a Rua São José (centro comercial da cidade), mais adiante um pouco e subindo a Rua Quatorze de Julho há uma escadaria que leva até a Praça Gomes Jardim, a casa histórica do mesmo e o famoso cipreste (marco da Revolução Farroupilha, onde foi traçado os planos revolucionários para a invasão de Porto Alegre) além da Igreja Nossa Senhora do Livramento.

A cidade de Guaíba surgiu com o nome de Pedras Brancas e em 1926 alcançou sua emancipação política desmembrando-se de Porto Alegre. A palavra Guaíba é de origem tupi (gua- ybe) que significa baía de todas as águas. A grafia arcaica era Guahyba. Está localizada a cerca de 30 quilômetros de Porto Alegre e uma população de quase 100.000 habitantes. (Fonte: Wikipédia)
Meio de Transporte: Catamarã pelo Lago Guaíba


Foto da escadaria e Rua Quatorze de Julho em direção ao Rio Guaíba


Desde o alto da escadaria, vista para a cidade de Guaíba e ao fundo o rio e a zona sul de Porto Alegre
                                      





Foto da escadaria de acesso a parte alta da cidade e pontos turísticos já citados. No alto, um painel artístico.                       



                               
                                             




Nenhum comentário:

Postar um comentário